Academia Coral Verão
Desenvolver a prática coral na região de Leiria dando especial importância, numa 1ª fase, à formação de novos directores corais dotando-os de competências técnicas, artística e humanas para bem desempenharem a sua actividade.Paralelamente a esta actividade principal a Academia Coral de Verão pretende também dar formação na área da técnica vocal seja para cantores de coro seja para futuros cantores solistas. Não menos importante, esta academia pretende também dar a conhecer aos seus formandos e público em geral o repertório coral de qualidade com especial ênfase à música Portuguesa de diversas épocas.Incentivar a criação de novos agrupamentos corais não só nos principais centros urbanos do distrito mas também em regiões mais remotas e interiores através de projectos que envolvam as comunidades e os recém formados directores corais. A Academia Coral de Verão decorrerá num regime intensivo de semi-internato onde os formandos terão oportunidade de se alojar no próprio local da Academia e emergir num ambiente coral diário em contacto permanente com os formado
Academia CORAL de Verão 2024
NOVAS DATAS: Datas : 01 a 07 Setembro 2024
Concerto Final Igreja S. Pedro - dia 07 Set as 16h
Este ano preços especiais para estudantes de musica!
Os nossos Formadores
Maestro Paulo Lourenço
Director Pedagógico da Academia Coral de Verão
.Doutorado em Direcção Coral pela Universidade de Cincinnati/College- Conservatory of Music, trabalhou com Stephen Coker e Earl Rivers (Direcção Coral) e Mark Gibson e Chang Zhang (Direcção de Orquestra). Nesta universidade exerceu funções de Teacher Assistant em Introduction to Conducting e de Assistant Conductor no University of Cincinnati Chamber Choir. É maestro assistente do Coro Gulbenkian desde 2013 com o qual preparou o grande repertório coral sinfónico para figuras como Gustavo Dudamel, Simone Young, Jonathan Nott, Alain Altinoglu, Lawrence Foster, Paul McCreesh entre outros. e é professor coordenador do Mestrado em direcção Coral na Escola Superior de Música de Lisboa. Apresentou-se como maestro convidado em diversos países Europeus (Espanha, França, Itália, Polónia, Irlanda e Dinamarca), nos EUA, México, Brasil e na Ásia nomeadamente na China, Singapura, Israel e Turquia. Fundou e dirigiu com Carlos Caires o Coro Ricercare, agrupamento com o qual foi galardoado por duas vezes. Dedica uma parte substancial do seu trabalho à divulgação do repertório Português sendo responsável por mais de 100 estreias absolutas de compositores Portugueses. É fundador do grupo vocal masculino Tetvocal onde cantou entre 1992 e 2004. A sua discografia inclui 11 Cd's para as etiquetas das quais se destacam EMI, RCA/VICTOR, Warner Classics, CMM, Portugália Música entre outras. É fundador e director artístico do Festival Coral de Verão. Foi nomeado Consultor Musical da Europa Cantat em 2014 tendo recentemente extendido o seu mandato até 2019. Dirige ainda o ECCE Ensemble, grupo formado por actuais e ex-alunos, com o qual desenvolve sobretudo um trabalho de divulgação de repertório português. Com o ECCE Ensemble foi-lhe galardoado o prémio de "IFCM Ambassador" (International Federation of Choral Music).
Alexandra Bernardo
Técnica Vocal | Canto
Os seus papéis operáticos incluem as personagens de Mozart (Donna Anna, Fiordiligi, Vitellia e Pamina) bem como Dido (Dido & Aeneas, Purcell), Euridice (Orfeo ed Euridice, Gluck), Cunegonde (Candide, Bernstein) e Violetta (La Traviata, Verdi). Em concerto, destacam-se os Requiems de Brahms, Mozart, Fauré, Duruflé e Rutter, Lauda per la Natività del Signore de Respighi, Exsultate, jubilate de Mozart, Magnificat em Talha Dourada de E. Carrapatoso, Gloria de Vivaldi, Magnificat de Bach, a cantata O holder Tag, erwünschte Zeit de Bach, a Fantasia Coral e 9ª Sinfonia de Beethoven e a 4ª Sinfonia de Mahler.
Conquistou vários prémios nacionais e internacionais.
Tem colaborado com orquestras como Divino Sospiro, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra do Norte, Orquestra de Guimarães, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Gulbenkian.
É membro fundador da Nova Ópera de Lisboa.
Fátima Nunes
Maestrina Assistente
Natural de Lisboa (1987), realizou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa, é licenciada em Fisiologia Clínica (Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa) e mestre em Direcção Coral - ensino e performance, sob orientação de Paulo Lourenço (Escola Superior de Música de Lisboa). Trabalha regularmente como maestrina e mezzo-soprano nalguns projectos nacionais e internacionais e ainda como professora de coro na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo e Instituto Gregoriano de Lisboa. Na área do canto teve oportunidade de trabalhar com Armando Possante e Manuela de Sá. Como solista, realizou alguns concertos em repertório de várias épocas e estilos. Tem trabalhado com Michel Corboz, Esa Pekka Salonen e Patrice Chéreau, John Nelson, Leonardo García Alarcón, entre muitos outros. Fez parte do Tenso Europe Chamber Choir 2015 (Kaspars Putnins) e participou em vários festivais de renome na Europa integrando vários agrupamentos, como o Festival de Ambronay (FR), Festival d'Aix en Provence, Oude Muziek (NL). É maestrina assistente do Coro Participativo do Summer Choral Festival of Lisbon (desde 2017) e do Coro Participativo da Fundação Calouste Gulbenkian (2017 e 2018). Faz parte do Ensemble São Tomás de Aquino como membro e maestrina assistente. Como cantora de ensemble, trabalha regularmente com o Choeur du Chambre de Namur (BE), Officium Ensemble e Coro Gulbenkian (PT), neste último é também assistente da direcção artística.
Maria Tejada
Maria Tejada (1997-), natural da Covilhã, iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos na Associação Cultural da Beira Interior, integrando o coro infantil, grupo de percussão e violino. Aos 15 anos ingressou na classe de piano de Paula Ramos e no ano seguinte, na Escola Profissional de Artes da Covilhã, na classe de Dário Cunha, concluindo os estudos em 2016. Em setembro desse ano ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra e, em 2019, na Escola Superior de Música de Lisboa, sempre sob a orientação de Artur Pizarro, concluindo a Licenciatura em julho de 2021. Interpretou, em junho de 2021, o Concerto em Ré menor BWV 1052, de J. S. Bach com membros da Orquestra de Câmara Portuguesa e tem sido frequentemente solicitada como pianista acompanhadora em cursos de direção coral e em coros. Planeou, organizou e executou um concerto a solo, em julho de 2022, como forma de recordar Olga Prats, precisamente por ser o ano em que a pianista iria celebrar os seus 70 anos de carreira. Os professores que têm inspirado o seu percurso musical e artístico são Ana Valente, Anna Tomasik, Artur Pizarro e Olga Prats.
Aproveitando o resultado da sua investigação de Mestrado, publicou a coletânea Olga Prats: a borboleta melódica que desperta as asas da imaginação, que teve a colaboração do pianista Artur Pizarro, em concerto realizado no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria. Este trabalho foi desenvolvido com o apoio da Professora Doutora Vera Fonte e do Professor Doutor João Nascimento e foi publicado pela Ava Musical Editions. A coletânea destina-se ao jovem pianista e inclui um guia que promove a inclusão da música portuguesa na formação dos alunos. Trata-se de um conjunto de 21 obras, de 17 compositores portugueses, a partir das quais foram selecionados 30 andamentos. Estes organizam-se em sete grupos temáticos com vista a uma progressão musical e reflexiva. A temática e conteúdo da coletânea foram inspirados na notável pianista Olga Prats.